6º ANO
ATENÇÃO ALUNOS CADA QUESTÃO VALE 0,2 (DOIS DÉCIMOS) ESSA NOTA SERÁ
SOMADA COM AS DEMAIS NOTAS DO BIMESTRE. (NÃO SERÁ DIVIDIDA E SIM SOMADA).FAÇA
COM ATENÇÃO E COMPROMISSO.
Boa sorte.
1) O planeta terra é envolvido por
várias camadas, cada uma tem a sua função, mas existe uma que é composta por
solos, rochas e diversos tipos de relevos. Que camada o texto acima se refere:
A) Biosfera
B) Litosfera
C) Atmosfera
D) Hidrosfera
2- A camadas da terra que é composta por
rios, lagos, aquíferos, oceanos é:
A) Biosfera
B) Litosfera
C) Atmosfera
D) Hidrosfera
3)Sobre a Terra, é correto afirmar que
(A)
a Terra apresenta forma oval e achatada nos pólos, e gira no sistema
solar junto com a Lua, no movimento de rotação.
(B)
a Terra apresenta uma forma cilíndrica e gira no sistema solar, junto
com a Lua.
(C)
a Terra apresenta aparência azulada, tem forma arredondada e achatada
nos pólos e gira ao redor Sol, com o movimento de translação.
(D)
a Terra apresenta uma forma oval e se movimenta sozinha no sistema
solar.
4)“Dona Benta continuava com os olhos
nas estrelas. Súbito, Narizinho, que estava em outro degrau da escada fazendo
tricô, deu um berro.
- Vovó, Emília está botando a língua
para mim!
Mas Dona Benta não ouviu. Não tirava os
olhos das estrelas. Estranhando aquilo, os meninos foram se aproximando. E
ficaram também a olhar para o céu, em procura do que estava prendendo a atenção
da boa velha.
- Que é, vovó, que a senhora está vendo
lá em cima? Eu não estou enxergando nada – disse Pedrinho.
Dona Benta não pode deixar de rir-se.
Pôs nele os olhos, puxou-o para o seu colo e falou:
- Não está vendo nada, meu filho? Então
olha para o céu estrelado e não vê nada?
- Só vejo estrelinhas – murmurou o
menino.
- E acha pouco, meu filho? Você vê uma
metade do universo e acha pouco? Pois saiba que os astrônomos passam a vida
inteira estudando as maravilhas que há nesse céu em que você só vê estrelinhas.
É que eles sabem e você não sabe. “Eles sabem ler o que está escrito no céu – e
você nem desconfia que haja um milhão de coisas escritas no
céu...”
( Extraído do livro Viagem ao Céu, de Monteiro Lobato. 36° ed. São
Paulo, Brasiliense,
1988. p.12)
Estudando o céu, assim como o Pedrinho,
você aprendeu sobre o universo na sua turma. Marque a frase correta:
(A) O universo é formado por um conjunto
de galáxias e as “estrelinhas” vistas por Pedrinho pertencem à Via Láctea.
(B) No céu, os astrônomos observaram que
o universo é pequeno, formado só pelo Sol, Terra, Lua e Júpiter.
(C) As “estrelinhas” vistas por Pedrinho
são o próprio universo.
(D) A Terra, a Lua, o Sol, os outros
planetas e os cometas são os únicos astros que formam o universo.
5)No início de sua formação, há mais de
4,5 bilhões de anos, a Terra era diferente. O tempo foi passando e a superfície
da Terra, os oceanos e a atmosfera foram se formando. Havia muitos vulcões e
era impossível existir vida.
Que características, durante a transformação
do planeta, ajudaram a favorecer o desenvolvimento da vida?
(A)
Resfriamento lento do planeta, formação de uma atmosfera e água no
estado líquido.
(B)
Atmosfera e resfriamento rápido do planeta.
(C) Os gases da atmosfera primitiva eram
os mesmos da atmosfera atual e havia água no estado líquido em abundância.
(D)
Manutenção das altas temperaturas do planeta e vapor d’água na
atmosfera.
6) Por que no Brasil não temos
terremotos de grande intensidade como este que ocorreu no Chile?
(A) O Brasil se encontra no meio de uma
placa tectônica, e, por isso, quase não percebemos os tremores.
(B) O Brasil se encontra na borda
(ponta) de uma placa tectônica, e, por isso, não percebemos os tremores.
(C) A localização do Brasil não
interfere na percepção dos tremores.
(D) O Brasil se encontra no meio da
Placa Africana, e, por isso, quase não percebemos os tremores.
7) Quando o relevo da superfície
terrestre é modelado a partir do vento, chuva, ação humana, geleiras, etc.,
estamos falando de quais agentes:
A) Endógenos
B) Exógenos
8) Quando o relevo da superfície
terrestre é transformado a partir de
atritos das placas tectônicas (terremotos, maremotos) e vulcanismo, estamos
falando de quais agentes modeladores:
A) Endógenos
B) Exógenos
9) Assinale a opção INCORRETA em relação
às características da Paisagem:
a) As paisagens representam apenas
elementos naturais de um determinado lugar.
b) A Paisagem é tudo o que os nossos
olhos veem de um determinado local.
c) As paisagens mudam.
d) As paisagens podem ser bonitas ou
feias.
10) A
paisagem em que predominam os aspectos originais da natureza como a vegetação,
o relevo e a hidrografia é chamada de paisagem natural. Assinale a alternativa
abaixo que contenha apenas paisagens naturais.
a) Rodovia, edifícios e represa
b) Geleira, floresta e conjunto de
montanhas
c) Hidrelétrica, cidade e lago
d) Cachoeira, lago e loteamento
11) Assinale
a opção INCORRETA em reação ao conjunto de astros que formam o Sistema
Solar:
a) Os Planetas não têm luz própria.
Exemplo de planetas: Terra, Júpiter, Saturno e Marte.
b) Os Planetas giram em torno do Sol. Exemplo
de planetas: Mercúrio, Vênus, Terra e Urano.
c) As Estrelas possuem luz própria e
iluminam os planetas, satélites, entre outros astros do Sistema Solar.
d) Os Satélites possuem luz própria e
giram ao redor do Sol. Exemplo de satélites naturais: Lua.
12)Em relação ao Universo assinale a
opção CORRETA:
a) O espaço que envolve o mundo em que
vivemos e é ocupado por bilhões de astros, é o Espaço Geográfico.
b) Nem todos os astros do Universo se
movimentam.
c) Durante o dia e durante a noite percebemos
no Céu uma porção de pontinhos luminosos.
d) O imenso conjunto de astros e galáxias
chamamos de Universo.
13) Em relação ao Universo assinale a
opção INCORRETA:
a) O espaço que envolve o mundo em que
vivemos e é ocupado por bilhões de astros, é o Espaço Geográfico.
b) O imenso conjunto de astros e galáxias
chamamos de Universo.
c) O Espaço Cósmico equivale ao Universo.
d) O Espaço Sideral equivale ao Universo.
14) Qual o objeto de estudo da
Geografia?
(A). Interpretação de Mapas.
(B). Descrição dos Lugares.
(C). Observação da Paisagem.
(D). Estudo do Espaço Geográfico.
(E). Saber todos os nomes de países e
capitais.
15) Onde surgiu o conhecimento
Geográfico?
(A). No mundo Árabe.
(B). Na América.
(C). No Brasil.
(D). Na Grécia Antiga.
(E). Nos Estados Unidos.
16)- O Brasil é composto por quantos
estados brasileiros?
A) 28
B) 27
C) 26
D) 25
17)- O Brasil é dividido em cinco
regiões brasileiras quais são elas?
A) Centro-oeste, Norte, Nordeste, sul e
sudeste
B) Centro-oeste, Norte, Nordeste, sul e
Noroeste
C) Centro-oeste, Norte, Nordeste, sul e
Sudoeste
D) Centro-oeste, Norte, Nordeste, sul.
18)- Qual região pertence o estado de
Mato Grosso do Sul?
A) Região Norte
B) Região Nordeste
C) Região Centro-Sudeste
D) Região Centro- Oeste
19)4-Qual o tipo de vegetação da região
centro-oeste?
A) cerrado
B) serras
C) caatinga
D) Florestas
20)- Qual o oceano que banha o Brasil?
A) Oceano Indico
B) Oceano Atlântico
C) Oceano Pacifico
D) Mar mediterrâneo
21) O homem usa várias formas de se
orientar, mas uma delas tem a junção de vários pontos: cardeais, colaterais e
subcolaterais. A frase e refere-a:
A) Rosa-dos- Mares
B)
Rosa-dos
-ventres
C)
Rosa-dos-
ventos
D) Rosa-dos-
vendavais
22) Existem várias linhas imaginárias no
planeta terra. Uma delas é a distância
medida em graus de um determinado ponto do planeta entre os
trópicos e a linha do Equador. O texto
se refere á:
A)Longitude
B)Lados opostos
C)Lateral
D)Latitude
23) Outra linha imaginária está localizada em um ponto da superfície medida em graus, com relação a Greenwich. Esta frase se refere á:
A)Longitude
B)Lados opostos
C)Lateral
D)Latitude
24) Nosso planeta possui uma forma
esférica, por essa razão quando realiza o movimento de rotação (movimento que a
Terra realiza em torno de si própria), uma parte fica iluminada pelo Sol,
enquanto a outra fica escura. Na medida em que este movimento se realiza, as
áreas que estavam iluminadas vão gradualmente perdendo sua luminosidade, ou
seja, onde é manhã logo passa a ser tarde, e assim por diante. O texto se
refere a:
A)Longitude
B)Fusos horários
C)Fusos honorários
D)Latitude
25) Quanto tempo á terra demora em dar
uma volta completa ao redor do sol?
A)365 dias
B)366 dias
C)367 dias
D)368 dias
26) O planeta terra é envolvido por
várias camadas, cada uma tem a sua função, mas existe uma que é composta por
vários tipos de gases. Que camada o texto acima se refere:
A) Biosfera
B) Litosfera
C) Atmosfera
D) Hidrosfera
27) O que é uma planície?
A)
É
uma grande elevação de terreno.
B)
É
um terreno plano.
C)
É
um terreno situado entre montes.
D)
É
uma pequena elevação de terreno.
28)
Terremoto no Japão
Um
forte terremoto de 9 graus de magnitude atingiu a costa nordeste do Japão no
dia 11 de março, provocando um tsunami com ondas de ao menos sete metros em
cidades na região norte do país. A tragédia deixou milhares de mortos. Pela
medição da Agência Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em
inglês), o tremor foi de magnitude 8.9.
O terremoto foi o maior da história do Japão, e o sétimo em escala
mundial, de acordo com a USGS. O episódio é considerado o pior desastre natural
após a II Guerra Mundial. A Agência
Meteorológica do Japão emitiu alerta de tsunami para ondas de até 10 metros em
toda a costa do Pacífico. A costa Oeste dos Estados Unidos também está sob
alerta para a chegada de ondas gigantes. As ondas podem atingir também as
Filipinas, o Havaí, a costa pacífica da Rússia, a Indonésia, Taiwan e mesmo
países da América do Sul como o Chile.
O Japão situa-se
sobre o Círculo de Fogo do Pacífico, uma região coberta de vulcões. Tóquio é
uma das regiões mais perigosas, onde três placas continentais deslocam-se
lentamente, umas sobre as outras, acumulando uma enorme pressão sísmica. "Foi o maior terremoto que já senti.
Pensei que fosse morrer”, declarou Sayaka, um estudante de 22 anos. As causas e motivos mais comuns de
terremotos e tsunamis no Japão são as colisões entre as placas tectônicas,
sejam elas continentais ou oceânicas, sendo os choques entre placas tectônicas
oceânicas, as que provocam maremotos ou tsunamis no Japão.
(fragmentos
colhidos na NET)
A
finalidade do texto é:
A) apresentar dados sobre a tragédia.
B) informar sobre o desastre ocorrido.
C) instruir a população.
D) explicar como se preparar para um
tsunami.
29) - Defina o que são Eras:
A) São
formas do relevo terrestre.
B)
São movimentos das placas terrestres
C) São
os bilhões e milhões de anos da terra.
D) São
os bilhões de estrelas que existem no universo.
30) Qual a diferença de magma para lava:
A) É
o líquido do interior da terra.
B) É
o líquido que caem na superfície terrestre.
C) É
o líquido dentro da terra e quando jorrado para fora na crosta terrestre.
D) É
um liquido gelatinoso que corre somente na superfície terrestre.
oi muito legal prof
ResponderExcluirQue bom que gostou querida.prof:Sueli
ExcluirPROFESSORA EU QUERIA O GABARITO DESSAS QUESTÕES, DO 6º A 9º ANO
ResponderExcluirGOSTARIA DO GABARITO FICARIA MUITO AGRADECIDO
ResponderExcluirGostaria também de receber o gabarito da prova de geografia
ResponderExcluirGostaria do gabarito. Muito obrigada, bjus
ResponderExcluirm
ResponderExcluirqual o gabarito?
ResponderExcluirOLÁ GOSTARIA DO GABARITO.
ResponderExcluirALGUÉM CONSEGUIU O GABARITO ? POR FAVOR ENVIE NO MEU E-MAIL SALETH2008@HOTMAIL.COM
ResponderExcluirme envie o gabarito ..pff
ResponderExcluirluzivania.borges31@gmail.com