domingo, 11 de agosto de 2013

SIMULADO ON LINE DE GEOGRAFIA-2013/6º ANO

6º ANO
ATENÇÃO ALUNOS CADA QUESTÃO VALE 0,2 (DOIS DÉCIMOS) ESSA NOTA SERÁ SOMADA COM AS DEMAIS NOTAS DO BIMESTRE. (NÃO SERÁ DIVIDIDA E SIM SOMADA).FAÇA COM ATENÇÃO E COMPROMISSO.
                                                                                                             Boa sorte.
1) O planeta terra é envolvido por várias camadas, cada uma tem a sua função, mas existe uma que é composta por solos, rochas e diversos tipos de relevos. Que camada o texto acima se refere:
A) Biosfera
B) Litosfera
C) Atmosfera
D) Hidrosfera

2- A camadas da terra que é composta por rios, lagos, aquíferos, oceanos é:
A) Biosfera
B) Litosfera
C) Atmosfera
D) Hidrosfera

3)Sobre a Terra, é correto afirmar que
(A)  a Terra apresenta forma oval e achatada nos pólos, e gira no sistema solar junto com a Lua, no movimento de rotação.
(B)  a Terra apresenta uma forma cilíndrica e gira no sistema solar, junto com a Lua.
(C)  a Terra apresenta aparência azulada, tem forma arredondada e achatada nos pólos e gira ao redor Sol, com o movimento de translação.
(D)  a Terra apresenta uma forma oval e se movimenta sozinha no sistema solar. 

4)“Dona Benta continuava com os olhos nas estrelas. Súbito, Narizinho, que estava em outro degrau da escada fazendo tricô, deu um berro.
- Vovó, Emília está botando a língua para mim!
Mas Dona Benta não ouviu. Não tirava os olhos das estrelas. Estranhando aquilo, os meninos foram se aproximando. E ficaram também a olhar para o céu, em procura do que estava prendendo a atenção da boa velha.
- Que é, vovó, que a senhora está vendo lá em cima? Eu não estou enxergando nada – disse Pedrinho.
Dona Benta não pode deixar de rir-se. Pôs nele os olhos, puxou-o para o seu colo e falou:
- Não está vendo nada, meu filho? Então olha para o céu estrelado e não vê nada?
- Só vejo estrelinhas – murmurou o menino.
- E acha pouco, meu filho? Você vê uma metade do universo e acha pouco? Pois saiba que os astrônomos passam a vida inteira estudando as maravilhas que há nesse céu em que você só vê estrelinhas. É que eles sabem e você não sabe. “Eles sabem ler o que está escrito no céu – e você nem desconfia que haja um milhão de coisas escritas no
céu...”   ( Extraído do livro Viagem ao Céu, de Monteiro Lobato. 36° ed. São Paulo, Brasiliense,
1988. p.12)
Estudando o céu, assim como o Pedrinho, você aprendeu sobre o universo na sua turma. Marque a frase correta:

(A) O universo é formado por um conjunto de galáxias e as “estrelinhas” vistas por Pedrinho pertencem à Via Láctea.
(B) No céu, os astrônomos observaram que o universo é pequeno, formado só pelo Sol, Terra, Lua e Júpiter. 
(C) As “estrelinhas” vistas por Pedrinho são o próprio universo.
(D) A Terra, a Lua, o Sol, os outros planetas e os cometas são os únicos astros que formam o universo.

5)No início de sua formação, há mais de 4,5 bilhões de anos, a Terra era diferente. O tempo foi passando e a superfície da Terra, os oceanos e a atmosfera foram se formando. Havia muitos vulcões e era impossível existir vida. 
Que características, durante a transformação do planeta, ajudaram a favorecer o desenvolvimento da vida?
(A)  Resfriamento lento do planeta, formação de uma atmosfera e água no estado líquido. 
(B)  Atmosfera e resfriamento rápido do planeta.
(C) Os gases da atmosfera primitiva eram os mesmos da atmosfera atual e havia água no estado líquido em abundância. 
(D)  Manutenção das altas temperaturas do planeta e vapor d’água na atmosfera.

6) Por que no Brasil não temos terremotos de grande intensidade como este que ocorreu no Chile?
(A) O Brasil se encontra no meio de uma placa tectônica, e, por isso, quase não percebemos os tremores.
(B) O Brasil se encontra na borda (ponta) de uma placa tectônica, e, por isso, não percebemos os tremores.
(C) A localização do Brasil não interfere na percepção dos tremores.
(D) O Brasil se encontra no meio da Placa Africana, e, por isso, quase não percebemos os tremores.

7) Quando o relevo da superfície terrestre é modelado a partir do vento, chuva, ação humana, geleiras, etc., estamos falando de quais agentes:
A) Endógenos
B) Exógenos

8) Quando o relevo da superfície terrestre é transformado  a partir de atritos das placas tectônicas (terremotos, maremotos) e vulcanismo, estamos falando de quais agentes modeladores:
A) Endógenos
B) Exógenos    
                                                                                                                                            
9)  Assinale a opção INCORRETA em relação às características da Paisagem:
a)   As paisagens representam apenas elementos naturais de um determinado lugar.
b)   A Paisagem é tudo o que os nossos olhos veem de um determinado local.
c)   As paisagens mudam.
d)   As paisagens podem ser bonitas ou feias.

10) A paisagem em que predominam os aspectos originais da natureza como a vegetação, o relevo e a hidrografia é chamada de paisagem natural. Assinale a alternativa abaixo que contenha apenas paisagens naturais.
a)   Rodovia, edifícios e represa
b)   Geleira, floresta e conjunto de montanhas
c)   Hidrelétrica, cidade e lago
d)   Cachoeira, lago e loteamento

11) Assinale a opção INCORRETA em reação ao conjunto de  astros que formam o Sistema Solar:
a)   Os Planetas não têm luz própria. Exemplo de planetas: Terra, Júpiter, Saturno e Marte.
b)   Os Planetas giram em torno do Sol. Exemplo de planetas: Mercúrio, Vênus, Terra e Urano.
c)   As Estrelas possuem luz própria e iluminam os planetas, satélites, entre outros astros do Sistema Solar.
d)   Os Satélites possuem luz própria e giram ao redor do Sol. Exemplo de satélites naturais: Lua.

12)Em relação ao Universo assinale a opção CORRETA:
a)   O espaço que envolve o mundo em que vivemos e é ocupado por bilhões de astros, é o Espaço Geográfico.
b)   Nem todos os astros do Universo se movimentam.
c)   Durante o dia e durante a noite percebemos no Céu uma porção de pontinhos luminosos.
d)   O imenso conjunto de astros e galáxias chamamos de Universo.

13) Em relação ao Universo assinale a opção INCORRETA:
a)   O espaço que envolve o mundo em que vivemos e é ocupado por bilhões de astros, é o Espaço Geográfico.
b)   O imenso conjunto de astros e galáxias chamamos de Universo.
c)   O Espaço Cósmico equivale ao Universo.
d)   O Espaço Sideral equivale ao Universo.

14) Qual o objeto de estudo da Geografia?
(A).    Interpretação de Mapas.
(B).   Descrição dos Lugares.
(C).   Observação da Paisagem.
(D).   Estudo do Espaço Geográfico.
(E).   Saber todos os nomes de países e capitais.        

15) Onde surgiu o conhecimento Geográfico?
(A).    No mundo Árabe.
(B).   Na América.
(C).   No Brasil.
(D).   Na Grécia Antiga.
(E).   Nos Estados Unidos.


16)- O Brasil é composto por quantos estados brasileiros?
A) 28
B) 27
C) 26
D) 25

17)- O Brasil é dividido em cinco regiões brasileiras quais são elas?
A) Centro-oeste, Norte, Nordeste, sul e sudeste
B) Centro-oeste, Norte, Nordeste, sul e Noroeste
C) Centro-oeste, Norte, Nordeste, sul e Sudoeste
D) Centro-oeste, Norte, Nordeste, sul.

18)- Qual região pertence o estado de Mato Grosso do Sul?
A) Região Norte
B) Região Nordeste
C) Região Centro-Sudeste
D) Região Centro- Oeste

19)4-Qual o tipo de vegetação da região centro-oeste?
A) cerrado
B) serras
C) caatinga
D) Florestas

20)- Qual o oceano que banha o Brasil?
A) Oceano Indico
B) Oceano Atlântico
C) Oceano Pacifico
D) Mar mediterrâneo

21) O homem usa várias formas de se orientar, mas uma delas tem a junção de vários pontos: cardeais, colaterais e subcolaterais. A frase e refere-a:

A)  Rosa-dos- Mares
B)   Rosa-dos -ventres
C)   Rosa-dos- ventos
D)  Rosa-dos- vendavais

22) Existem várias linhas imaginárias no planeta terra. Uma delas é  a distância medida em graus de um determinado ponto do planeta entre os trópicos  e a linha do Equador. O texto se refere á:

A)Longitude
B)Lados opostos
C)Lateral
D)Latitude

23) Outra linha imaginária está localizada em um ponto da superfície medida em graus, com relação a  Greenwich. Esta frase se refere á:
A)Longitude
B)Lados opostos
C)Lateral
D)Latitude

24) Nosso planeta possui uma forma esférica, por essa razão quando realiza o movimento de rotação (movimento que a Terra realiza em torno de si própria), uma parte fica iluminada pelo Sol, enquanto a outra fica escura. Na medida em que este movimento se realiza, as áreas que estavam iluminadas vão gradualmente perdendo sua luminosidade, ou seja, onde é manhã logo passa a ser tarde, e assim por diante. O texto se refere a:

A)Longitude
B)Fusos horários
C)Fusos honorários
D)Latitude

25) Quanto tempo á terra demora em dar uma volta completa  ao redor  do sol?
A)365 dias
B)366 dias
C)367 dias
D)368 dias

26) O planeta terra é envolvido por várias camadas, cada uma tem a sua função, mas existe uma que é composta por vários tipos de gases. Que camada o texto acima se refere:
A) Biosfera
B) Litosfera
C) Atmosfera
D) Hidrosfera

27) O que é uma planície?  
A)     É uma grande elevação de terreno.  
B)     É um terreno plano.  
C)     É um terreno situado entre montes.  
D)     É uma pequena elevação de terreno.

28) Terremoto no Japão
Um forte terremoto de 9 graus de magnitude atingiu a costa nordeste do Japão no dia 11 de março, provocando um tsunami com ondas de ao menos sete metros em cidades na região norte do país. A tragédia deixou milhares de mortos. Pela medição da Agência Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o tremor foi de magnitude 8.9.     O terremoto foi o maior da história do Japão, e o sétimo em escala mundial, de acordo com a USGS. O episódio é considerado o pior desastre natural após a II Guerra Mundial.    A Agência Meteorológica do Japão emitiu alerta de tsunami para ondas de até 10 metros em toda a costa do Pacífico. A costa Oeste dos Estados Unidos também está sob alerta para a chegada de ondas gigantes. As ondas podem atingir também as Filipinas, o Havaí, a costa pacífica da Rússia, a Indonésia, Taiwan e mesmo países da América do Sul como o Chile.
  O Japão situa-se sobre o Círculo de Fogo do Pacífico, uma região coberta de vulcões. Tóquio é uma das regiões mais perigosas, onde três placas continentais deslocam-se lentamente, umas sobre as outras, acumulando uma enorme pressão sísmica.    "Foi o maior terremoto que já senti. Pensei que fosse morrer”, declarou Sayaka, um estudante de 22 anos.     As causas e motivos mais comuns de terremotos e tsunamis no Japão são as colisões entre as placas tectônicas, sejam elas continentais ou oceânicas, sendo os choques entre placas tectônicas oceânicas, as que provocam maremotos ou tsunamis no Japão. (fragmentos colhidos na NET)
 A finalidade do texto é:   
A) apresentar dados sobre a tragédia.
B) informar sobre o desastre ocorrido.
C) instruir a população.
D) explicar como se preparar para um tsunami.


29) - Defina o que são Eras:
A)     São formas do relevo terrestre.
B)      São movimentos das placas terrestres
C)      São os bilhões e milhões de anos da terra.
D)     São os bilhões de estrelas que existem no universo.

30) Qual a diferença de magma para  lava:
A)     É o líquido do interior da terra.
B)      É o líquido que caem na superfície terrestre.
C)      É o líquido dentro da terra e quando jorrado para fora na crosta terrestre.

D)     É um liquido gelatinoso que corre somente na superfície terrestre.

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